top of page

SAIBA MAIS

Dedicamos esse espaço a você leitor(a) que deseja conhecer mais sobre o que significa violência obstétrica, assim como suas alternativas humanizadas. Nosso maior desejo é que as gestantes estejam munidas de conhecimento, para que possam vivenciar um parto que respeite suas vontades e as do seu bebê.

Estão dispostos aqui perfis das organizações e instituições que atuam ​na promoção de uma gestação, parto e pós-parto respeitoso, para a mãe e o bebê.

De olho na lei
LOGO PRONTO copy.png

De olho na lei

Lei do Acompanhante

 

     A Lei Nº 11.108, de 7 de abril de 2005 garante que os serviços de saúde como o SUS, redes próprias ou conveniadas permitam a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

Acompanhe a tramitação do Projeto de lei da doula

 

     O Projeto de Lei Ordinária nº 239/2013 dispõe que serviços de saúde da rede pública e privada da cidade de Campinas ficam obrigados a permitir a presença de doulas sempre que solicitado pela parturiente, seja durante o trabalho de parto, parto e pós-parto.

Denuncie
LOGO PRONTO copy.png

Denuncie

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Ligue 180

     O Ligue 180 foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em 2005, para servir de canal direto de orientação sobre direitos e serviços públicos para a população feminina em todo o país (a ligação é gratuita). 

     Ele é a porta principal de acesso aos serviços que integram a rede nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, sob amparo da Lei Maria da Penha, e base de dados privilegiada para a formulação das políticas do governo federal nessa área.

 

     Veja abaixo cartilhas disponíveis para apoio as vítimas de Violência Obstétrica.

cental png.png
Informe-se e conheça
LOGO PRONTO copy.png

Informe-se e conheça 

ONG Artemis 

     A Artemis é uma organização comprometida com a promoção da autonomia feminina e prevenção e erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres, através da garantia de seus direitos e implantação de políticas e serviços que assegurem a mudança efetiva do cenário atual, em direção a uma sociedade mais justa e igualitária.

     A Artemis é a única organização civil brasileira cujo foco é a erradicação da violência obstétrica. 

Fórum Pela Humanização do Parto e Nascimento - Campinas 

     Fórum aberto, composto por mães, pais, profissionais de saúde e entidades. São pessoas que acreditam que o cenário do parto deve ser cada vez mais tema de nossa sociedade, fortalecendo o controle social na assistência ao parto e nascimento.

Curso de Obstetrícia - Universidade de São Paulo

     O curso foi criado no ano de 2005, com o objetivo de formar profissionais qualificados para lidar com partos normais, partos humanizados, diminuir o número de cesáreas no país e também os casos de violência obstétrica.

 

     A obstetrícia é a ciência que estuda a reprodução humana. Investiga a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O termo “obstetrícia” vem da palavra latina obstetrix, que é derivada do verbo obstare (ficar ao lado)

     Assim como é feita em outras partes do mundo, a formação de obstetrizes na USP é oferecida de forma direta, ou seja, através do curso de graduação. No entanto, também é possível que profissionais de carreiras da Saúde se especializem em obstetrícia.

casa angela png.png

Casa Angela - Casa de Parto

     A Casa Angela é um Centro de Parto Humanizado (também chamado de Casa de Parto) que oferece assistência humanizada ao parto natural, em ambiente seguro, acolhedor e respeitoso.


     Localizada na zona sul de São Paulo, a Casa Angela atende gratuitamente usuárias do SUS que moram na cidade de São Paulo: adolescentes; gestantes e mães em situação de risco e vulnerabilidade social; além de pacientes particulares.

Endereço: Rua Mahamed Aguil, 34, Jd. Mirante, CEP: 05801-060 - São Paulo – SP

Telefone: (11) 5852.5332 / (11) 5851.2003

 

logo.png

Espaço Leboyer - Apoio Materno Infantil

     Espaço de apoio Materno Infantil para famílias das cidades de Campinas e região. Sua missão é é acolher e auxiliar as famílias a lidarem com os desafios cotidianos da maternidade e paternidade, desde à gestação ao pós parto. Tudo isso através de cursos, consultorias e serviços especializados.

Endereço: Rua Chierice nº138, Jd. Zeni, Jaguariúna-SP
Telefone: (19) 4040 – 4856 /  (19) 98867 – 0627

Espaço Cris Diniz - Doulagem

     Localizado em Campinas, o espaço é um lugar acolhedor para gestantes, pais, mães e bebês. A profissional com mais de 5 anos de experiência oferece serviços de doulagem como orientação, aconselhamentos, atividades durante a gravidez, no período de trabalho de parto, parto e pós-parto.

Endereço: R. Dr. Alfredo A. Martinelli, 519 - Cid. Universitária II
Telefone: (19) 4040 – 4856 /  (19) 98867 – 0627

cris doula png.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

Criado por Carolina Lima, Danielle Panta, Isabella Cardoso, Isabella Lima e Tábata Alexandroni, como Projeto Experimental de Jornalismo da PUC-Campinas, 2018.

bottom of page